ACTIVIDADES REALIZADAS PELO GACMAG
Em 2025
05/07/2025 - Visita Cultural a Santarém
Passeio do Grupo de Amigos à cidade de Santarém onde realizou visitas guiadas pelo Dr. Miguel Soromenho, investigador do MNAA à Sé Catedral, um templo jesuíta do século XVII, ao Museu Diocesano e a diversas igrejas do centro histórico. Após um almoço com especialidades regionais, seguiu-se uma visita guiada pelo proprietário, Dr. Pedro Canavarro, à Casa-Museu Passos Canavarro, adquirida em 1841 por Passos Manuel e imortalizada por Almeida Garrett nas “Viagens na Minha Terra”.
Ciclo de 4 conferências -Fevereiro a Maio de 2025 sobre a “A história da Relojoaria” por Luís Couto Soares, colecionador (Amigo da CMAG)
Dos primórdios da relojoaria mecânica à excelência da relojoaria inglesa de Setecentos - Evolução técnica e estilística, função e sociedade”.
As horas certas nos relógios da Casa Museu por Luis Couto Soares e família (Amigo da Casa)
Ao longo do ano e graciosamente, é assegurada a manutenção e o bom funcionamento dos relógios da Casa para que se possa ouvir o seu toque agradável quando se visita a Casa Museu.
05/04/2025 - Visita guiada à exposição “IMPRESSÕES DIGITAIS” no Museu Nacional de Arte Contemporânea
Visita guiada por uma das curadoras da exposição, Maria D’Aires Silveira percorrendo 170 anos de história da arte em Portugal, colocando em diálogo pintura, desenho, fotografia, gravura, escultura, instalação e vídeo.
29/03/2025 – Visita à casa onde viveram as irmãs do Dr. Anastácio Gonçalves
Por gentileza de um dos familiares próximos do Dr. Anastácio Gonçalves, o Grupo de Amigos visitou a Casa onde viveram, em Lisboa, as irmãs do Colecionador e onde se encontra reunido um significativo número de obras de uma das suas primas, Lucilia Moita, cuja carreia de pintora foi, por ele, muito incentivada.
22/03/2025- Projecto do Grupo de Amigos ganha Menção Honrosa em concurso da Federação dos Amigos dos Museus de Portugal (FAMP)
No concurso promovido pela FAMP em 2024 com o apoio do BCP Millennium, subordinado ao tema –“ Cultura Sustentável- ODS” o projecto do Grupo de Amigos “Acessibilidade sensorial na CMAG” foi distinguido com uma Menção Honrosa. Na foto Presidente do Grupo de Amigos da CMAG, Luis Couto Soares recebe o diploma entregue pela Presidente da FAMP, Maria Rosário Alvellis, durante a Assembleia Geral da FAMP 2025 .
14/12/2024 - "As matinés de chá do GACMAG" por Sasha Lima (Amiga da CMAG)
Workshop de degustaçãode três chás de Fujian. A sua história, análise sensorial e características geográficas e explicação das suas origens e propriedades.
7/12/2024- "A Flora nas coleções do Paço dos Duques de Bragança" por Sasha Lima (Amiga da CMAG)
Um modo diferente de conhecer o acervo museológico do Paço dos Duques de Bragança onde se encontra o impressionante número de cento e quarenta e duas espécies diferentes de flora disseminadas por dezassete tapeçarias, vinte e uma pinturas e quatro peças de porcelana.
A apresentação do livro foi seguida do leilão de alguns exemplares doados pela autora a favor do Grupo de Amigos.
14/11/2024 – Evocando o espírito da Coleção de pintura portuguesa de António Anastácio Gonçalves por Isabel Falcão (Amiga da CMAG)
Conferência sobre o núcleo de pintura portuguesa da CMAG que pela primeira vez, em Março de 1979, teve um significativo número de obras em apresentação pública, numa exposição na Fundação Calouste Gulbenkian, onde foi dada a conhecer a coleção do Dr. Anastácio Gonçalves antes da abertura da Casa Museu enquanto espaço museológico.
9/11/2024 -Mini- Palestras - A pintura naturalista e a porcelana na Coleção da CMAG
Novas mini palestras sobre várias peças da Coleção por Sasha Lima e Isabel Falcão, a reedição de uma iniciativa muito bem recebida no dia Internacional dos Museus, desta feita realizada sobre outras peças da coleção.
24/10/2024- Apresentação de livro “As sete chávenas de chá” de Sasha Lima (Amiga da CMAG)
A partir do século XVII, várias mercadorias da cultura milenar da China, consideradas exóticas, vieram a ser difundidas, no continente europeu, através dos carregamentos de galeões portugueses e, depois, das importações diretas das companhias mercantis dos Países Baixos e da Inglaterra. O texto que os leitores poderão fruir, incide sobre as diferenças de atitude do consumo de chá na China e na Europa, particularizando a situação da Inglaterra onde se transformaram os hábitos da sociedade e onde se redimensionaram as chávenas numa evolução das várias formas e técnicas de produção.
04/07/2024 -Passeio a Alcanena- Descobrir as origens do Dr. Anastácio Gonçalves
Com a colaboração do Dr. Gabriel Feitor da Câmara Municipal de Alcanena, o Grupo de Amigos realizou um roteiro em Alcanena onde pode visitar vários locais ligado à vida do Dr. Anastácio Gonçalves e à história da sua família.
26/06/2024 – À volta da Mesa de Jantar – o que nos dizem os copos – por João Leitão (Amigo da Casa).
Tendo por base os copos que habitam na sala de jantar da Casa Museu falou-se sobre copos, sua origem, evolução e tipos consoante as finalidades do seu uso e a sua importância no convívio social, tendo-se finalizado com um Porto de honra no terraço da Casa Museu.
18 de Maio 2024 - Dia Internacional dos Museus
No dia Internacional dos Museus de 2024, o Grupo de Amigos participou nas seguintes atividades para o publico:
1-Apresentação breve da Biblioteca do Dr. Anastácio Gonçalves que contou com a colaboração de Ana Zenha (Amiga da Casa Museu) que, ali, tem vindo a organizar e catalogar as obras existentes.
2-Mini palestras informais sobre algumas peças escolhidas por duas das Amigas da Casa Museu que alternadamente falaram sobre porcelana chinesa - Sacha Lima- e sobre pintura naturalista Isabel Falcão, numa ação plena de dinamismo e vivacidade que foi muito do agrado dos participantes nas mesmas..
08/05/2024 - Camões e as Tágides por Fernanda Maia (Amiga da Casa)
Breve apresentação de quatro de estudos de Columbano Bordalo Pinheiro pertencentes à coleção de pintura da Casa Museu, em jeito de celebração dos quinhentos anos sobre o nascimento de Camões.
18 /04/2024-Conferência – O fascínio da relojoaria inglesa de setecentos em três relógios da coleção por Luis Couto Soares (Amigo da Casa)
Colecionador e especialista em relojoaria antiga apresenta as características de três reloógios da coleção da Casa Museu
13/03/2024 - Wokshop "Como pintavam os naturalistas" por Marta Ubach (Amiga da Casa)
A pintura naturalista tem uma representação da Casa Museu, neste apresentação explicou-se de forma prática as técnicas e processos utilizados pelos pintores naturalistas.