Em Fevereiro 2026 o  GACMAG convida para as seguintes actividades realizadas pela

  CASA MUSEU DR. ANASTÁCIO GONÇALVES

03.02 - 3ª feira - 18h - CONVERSAS ENTRE VIZINHOS

"A Primeira Obra de Norte Júnior nas Avenidas Novas e o seu Enquadramento"

A Casa Malhoa / Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves, projetada no início do século XX, foi a primeira obra de Norte Júnior nas Avenidas Novas e, representa um marco importante na arquitetura residencial portuguesa, refletindo as tendências artísticas da época.

 Localizada numa zona ainda em desenvolvimento urbano, distinguiu-se não só pela sua originalidade arquitetónica, mas também pela forma como contribuiu para a valorização e identidade de um novo bairro da cidade.

 Hoje em conjunto com uma série de outros edifícios de renomados arquitetos que a rodeiam, continua a resistir como exemplo singular do diálogo entre património construído e o urbanismo moderno.

Para inscrições:
Email: marcar.cmag@museusemonumentos.pt  

Tel.: 210 117 17

07.02 - Sábado - 18h:30  - CONCERTO DE MÚSICA DE CÂMARA  

Concerto por alunos de música de câmara da Escola Artística do Instituto Gregoriano de Lisboa.

Para inscrições:
Email: marcar.cmag@museusemonumentos.pt
Tel.: 210 117 178

12.02 - 5ª feira - 18h:30  - LANÇAMENTO DE LIVRO

Apresentação do décimo quinto volume do "Livro de Muitas Cousas - Quatro pintores na Bretanha e a rainha D. Amélia", da autoria de Miguel Soromenho e Ramiro Gonçalves, com apresentação de Anísio Franco. .

"Em Julho de 1894 partiram de Lisboa dois jovens pintores portugueses com destino a Paris, para a frequência da Ecole des Beaux Arts – António Conceição Silva, com uma bolsa da rainha D. Amélia, e Ezequiel Pereira, pensionista de João Maria Ayres de Campos. Após um período letivo na capital francesa, instalaram-se com dois outros artistas do Porto, Eduardo de Moura e José Raphael, na vila de Pont-Croix, na Bretanha, destino da moda para toda uma geração de pintores provindos de todo o mundo. Pretende-se, com este livro, caraterizar o ambiente da sua formação em Portugal e rastrear as obras desta aventura bretã, inscrevendo-as nas tendências plásticas de um tardo-naturalismo internacionalizado."

Para inscrições:
Email: marcar.cmag@museusemonumentos.pt
Tel.: 210 117 178

ANO NOVO CHINÊS 

O Naturalismo e a [re]criação do Cavalo Ibérico/Português
Comemorando o Ano do Cavalo [2026] 

24.02 - 3ª feira -  18h
28 .02 - Sábado - 15h

Cavalo Branco, 1896

António Ramalho

Óleo sobre tela

A. 80 x L. 10 cm

CMAG 963

A Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves associa-se ao Ano do Cavalo, de acordo com o calendário chinês, com um conjunto de actividades em torno daquele que foi um dos principais agentes de transformação da História da Humanidade.

Enquanto fonte de alimentação, animal de carga e por último montado, o cavalo foi seguramente aquele que mais contribuiu – em vários domínios e dimensões – para o desenvolvimento da humanidade até meados do século XX.

A presença do cavalo no acervo da Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves faz-se sentir quer nas porcelanas de origem oriental, quer sobretudo através de um acervo único em torno dos naturalistas portugueses que nos permite compreender um período crucial da presença do cavalo, desse longo trajeto na sua dimensão portuguesa, a transição de finais do século XIX para início do século XX, a da [re]criação do cavalo ibérico. 

Convidamo-lo a percorrer um novo roteiro temático em torno da presença do cavalo na nossa coleção, a realizar duas visitas-guiada temáticas, bem como, a participar em duas conferências sobre este tema que estamos certos irá surpreender.

Para inscrições:
Email: marcar.cmag@museusemonumentos.pt
Tel.: 210 117 178

PARCERIAS

ESCOLA DE MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

21.02- Sábado- 11h- Aula especial de Chi Kung

Para celebrarmos o Ano Novo Chinês preparamos com a EMTC uma aula especial de Chi Kung:

Para inscrições:
Email: marcar.cmag@museusemonumentos.pt
Tel.: 210 117 178

25.02  - 4ª feira -13h:30  - BREVE ENCONTRO

Todos os meses, num breve encontro com a peça do mês, revelamos a história que ela nos conta, até ter chegado à coleção que o médico/colecionador Anastácio Gonçalves nos legou, para fruição de todos.

Em Fevereiro estará em destaque:

"Maternidade" de Severo Portela Júnior

   "Maternidade", 1935

Severo Portela Júnior (1898-1985)

Óleo sobre tela

100 x 98 cm

CMAG 1002

                         

Entre cestos de frutos e jarros de barro, a cena irradia cuidado e abundância. A figura central envolve‑se num manto de cores suaves enquanto acolhe a criança — um gesto íntimo que, nas mãos de Severo Portela Júnior, se torna universal. Nesta breve apresentação vamos aproximar‑nos dos detalhes: a paleta quente, o ritmo das pinceladas, os símbolos de nutrição e pertença, e a forma como o quotidiano se eleva. O que nos diz este olhar da mulher que amamenta? Venha saber mais sobre Severo Portela Júnior, o pintor dos motivos rurais.

Entrada livre

26.02- 5ª feira -15h -VISITA TEMÁTICA DE MOBILIÁRIO 

Escaninhos e segredos… histórias que escondem os móveis do colecionador.

  

Para inscrições:
Email: marcar.cmag@museusemonumentos.pt
Tel.: 210 117 178